31 de maio de 2015

Primeira Resenha: Quem é você, Alasca?

Autor: John Green
"Romance"
[spoiler]

Bom, fiquei encantada pelo livro e espero ler novamente. Algumas coisas me deixaram chateada mas com o tempo fui percebendo a importância de cada acontecimento. OU SEJA. Valeu apena ler.

"Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez."

O livro é divido em Antes e Depois de um grande acontecimento.
Como diz na Sinopse: "Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras" 
Exatamente, ele amava colecionar ultimas palavras de pessoas importantes (escritores, presidentes).
Antes de Miles ir para o internato no Alabama, sua mãe faz uma festa de despedida e não foi lá a melhor festa do mundo, foram apenas duas pessoas chatas e não acabou muito tarde. Miles conversa com seus pais e vai para o Internato em que seu pai ja estudou. Ao chegar lá, ao se despedir da sua família, eles o pediram para que ele não bebesse, não fumasse e que ligasse diariamente. 
E o que Miles estava esperando no internato? porque ele saiu de sua cidade para um lugar desconhecido e bem calorento? Ele estava em busca do "Grande Tavez". Ele acreditava que poderia se encontrar em um lugar diferente e Culver seria esse lugar.
Ao chegar na escola, além de sofrer um trote que quase lhe faz morrer afogado, ter o conhecimento sobre Guerreiros de Fim de Semana e conhecer o Águia. Ele encontrou seu primeiro amigo, o Chip que é mas conhecido como Coronel(que logo apelidou Miles de Gordo). 
Coronel o apresentou a Lara, Takumi e Alasca(que tinha namorado).
É ai que entra a menina do titulo, Alasca. Ela era a menina perfeita para Miles (no ponto de vista dele).
Com seus amigos, Miles fez o oposto que seus pais lhe pediram, ele aprendeu a beber(mesmo odiando) e a fumar(Coronel e Alasca lhe ensinaram vários truques para não ser pego fumando dentro do quarto). 

Quando Miles sofreu o seu trote, não foi apenas
pelo fato dele ser um calouro mas porque os Guerreiro achavam que o Coronel havia dedurado a Maria pra o Águia(diretor da escola). 

Resumindo a história da Maria: ela era colega de quarto de Alasca, foi pega fumando e transando com o namorado depois da hora de pagar as luzes. Obs: em Culver não existem x9.

Bom, não foi o Coronel que dedurou a Maria. Quem dedurou a Maria foi a Alasca por medo depois do Águia pegar  ela fugindo da escola para encontrar seu namorado. Seus amigos descobrem este segredo com o tempo e cada um tem sua reação.

Miles procurou o seu Grande Talvez, passou momentos sozinho com a Alasca que o fez se apaixonar mais ainda por ela. Alasca era uma garota que não procurava ser entendida, não sabia de seus próprios medos mas tinha certeza de suas decisões. Então ela decidiu! Ela quis se vingar dos Guerreiros.

Miles, Coronel, Takumi e Lara a seguiram diante da decisão. Eles mentiram para o Águia alegando que cada um iria passar o feriado ou final de semana(não lembro) em lugares diferentes (casa de amigos, parentes) e foram para um celeiro abandonado próximo à escola. Lá eles fumaram, beberiam e esperaram anoitecer para começar o trote.
Miles e Takumi distraíram o Águia com bombinhas enquanto Alasca e Coronel invadiam o computador da escola e reprovavam muitos Guerreiros de Fim de Semena. Lara ficou com o mais fácil, invadir o quarto de Kevin(um dos guerreiros) e colocar tinta azul no seu pote de creme. No final tudo deu certo, antes de dormirem eles jogaram um jogo onde Alasca disse que o seu pior dia foi quando sua mãe morreu e ela se sentia culpada pela morte dela. Antes de dormir, já deitado no chão, Miles fica com Lara. Eles começam a "namorar".
O dia acaba e eles voltam para Culver, Miles tem uma rotina romântica com a Lara durante alguns dias. Eles não têm muito papo, só se beijam na maior parte do tempo. 

Até que um dia, Miles e Coronel passam a noite no quarto de Alasca. Coronel fica muito bêbado e Alasca também. Alasca beija Miles. EXATAMENTE!!!!!!! Beija Miles, ela diz pra eles continuarem no dia seguinte e isso deixa Miles todo contente. 
Alasca vai no orelhão conversar com seu namorado e ao voltar pra o quarto, ela está enlouquecida, como tivesse se esquecido de algo muito importante. Pediu para Coronel e Miles distrair o Água para ela fugir de carro pois tinha que fazer alguma coisa.

O dia seguinte é contado como "Depois".
É aí que começa o desespero, a curiosidade e a chance de Miles descobrir o significado do Labirinto (Algo que Alasca havia lido e adorado).
Água reuni toda a escola e conta que Alasca morreu em um acidente de carro. Bateu em uma patrulha no meu da rua. Ela havia acelerado com vontade de frente para o carro de polícia. Foi questionado por seus amigos se foi acidente ou suicidou. Nada foi provado apesar deles terem aberto praticamente uma investigação, apareceram muitos motivos mas todos vagos. O que Alasca havia esquecido naquela sua última noite que a deixou inquieta foi descoberto: ela deveria ter ido visitar o túmulo de sua mãe naquele mesmo dia. Mas tinha  esquecido. 

Miles não se conformou no começo, com o tempo foi descobrindo que tudo que Alasca havia te deixado era especial apesar dele não saber quais foram suas últimas palavras. Sua amizade com Coronel ficou cada vez mais especial. Ele percebeu que tudo foi uma experiência fortificante que o fez crescer. Eles fizeram o melhor trote de Culver em homenagem a Alasca(ela mesma havia planejado o trote com o coronel antes de morrer). 

Para Miles, essa jornada seria seu Grande Talvez ou uma porta aberta para a mesma. Tudo isso faz sentido só basta você ler o livro. 

Na minha opinião: John "Verde" deixou alguns personagens morrerem em seus livros para mostrar que todos aqueles que conviveram com os falecidos aprenderam alguma coisa importante e se foi deixado uma grande experiência. Que ao chegar em um momento da vida, nós devemos crescer. Histórias as vezes não são contos de fadas mas podem ter uma história feliz por algum momento ou talvez por muito tempo . 

resenha feita por Victória Maria.

As melhores frases do livro( no meu ponto de vista):

Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.
Quem é você, Alasca?

Afinal, como sair desse grande labirinto da vida.
Quem é você, Alasca?
Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança na noite de Natal e disse: "Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer".
Quem é você, Alasca?
Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados.
Quem é você, Alasca?
Vá em busca de um grande talvez, até a próxima resenha. Beijos! 

2 comentários:

  1. NOSSAAA, QUE BLOG LINDO GENTEE <3 ESSE POST É MARAVILHOSO, AMEEEEI <3 ESTOU SEGUINDO O BLOG OK? ♥

    Se tiver um tempinho pra mim, vem ver :) https://www.youtube.com/watch?v=QFRbayNfeOo

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Vany, pode ter certeza que vou dar uma passadinha no seu blog. Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...